sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Top 10: Os melhores livros de 2013.

Primeiramente queria dizer que eu adoro compartilhar quais foram os melhores livros que li esse ano, porque simplesmente esse foi o melhor ano de todos no quesito leituras. haha Agora vamos falar dos livros que é meu Hobby favorito de todos que eu tenho que vai de assistir séries a escutar música e ir a lugares diferentes e interessantes. 


1. A culpa é das Estrelas

A culpa é das estrelas conta a estória de Hanzel Grace e Augustus Waters, duas das pessoas mais interessantes que já conheci, sim, pessoas e não personagens, porque dizer isso se cria um distanciamento que não há no livro, porque o nosso querido John Green (autor) soube descrever perfeitamente seus personagens como se eles saíssem da paisagem fictícia e tomasse corpo. Hanzel é uma garota com câncer que tenta sobreviver a isso, mas que se preocupa com como sua morte será recebida pelas pessoas que ama e se isso não será um fardo para as pessoas a seu redor, é quando encontra Gus que como ele mesmo diz está em uma montanha Russa só de subida (fato que me fez rir no final do livro), que ela começa realmente a viver uma estória de amor que vai mudar a vida dela e a de quem lê. 

1. Extraordinário. 


Esse livro é tão lindo... Possui uma simplicidade e intensidade que não dá para explicar completamente é um livro que não vai sair da sua cabeça porque os sentimentos e entendimento que ele lhe propõe quando conta a estória de August Pullman é.... extraordinário.  A vida de Auggie não teve nada de normal desde que nasceu, já que veio ao mundo com uma deformidade fácil causada por uma doença genética, mas o livro nos ensina que ele é sim um garoto normal e que pode sim viver uma vida como a de qualquer garoto se todas as pessoas a seu redor chegarem a essa mesma conclusão, se tiverem a metade do coração e da força que o próprio nos proporciona nessas 320 páginas.

2. Delírio



Delírio é uma distopia que conta a estória de Lena Haloway, no mundo dela o amor é proibido, já que faz extremamente mal ao homem, tratando-o como uma doença letal, para erradicá-lo foi criada uma cura que é aplicada ao se completar 18 anos. E Lena espera por ela desesperadamente, mas cruza seu caminho o amor e aos poucos ela vai percebendo que a cura não é bem o que queria.  Bom... Sou capaz de concordar que seria muito melhor viver sem amar, é que todos já pensamos em como seria viver sem aquele sentimento que quando se perde alguém fica, ou sem essa dependência que vem no pacote do amor, mas ao mesmo tempo enquanto lemos o livro podemos ver que o amor é o que nos move, precisamos dele como precisamos de ar, é o que nos faz lutar e nos faz sonhar e sem ele é impossível sobreviver, o final é extremamente triste, mas percebemos que a liberdade de escolha é importante e que é necessária sempre. 

3. Um dia.


Um dia é triste... Não tão triste que te deixe a ponto de enlouquecer, mas triste o suficiente para te fazer chorar, a estória de Em e Dex é cativante porque eles são personagens muito reais eles saem do papel e podemos ver cada erro e cada acerto como se tivéssemos vendo nossa própria vida, eles são pessoas normais e a escrita do autor me fez pensar mais profundamente sobre a fama e o que ela trás de bom e de ruim, mas fora isso me mostrou que a "vida" ela não é culpada, mas sim apenas uma coleção de possíveis caminhos, que se formam a cada decisão nossa, temos nossa parcela de culpa em tudo que nos atinge e esse livro me fez entender isso, mas também que o passado e o presente não são coisas distantes que o que acontece com você vai ficar para sempre com você que é possível amar uma pessoa eternamente mesmo ela não estando mais ao seu lado. 

4. Esposa 22. 


Coloquei-o na lista porque esse livro me fez rir muito, conta a estória de Alice uma mulher que tem uma família linda, mas que apesar disso está vivendo um momento de tédio em seu relacionamento o que levanta duvidas sobre o amor entre ela e seu marido. Após receber um e-mail de uma pesquisa sobre casamento começa a se comunicar secretamente com o Pesquisador 101 usando o nome de Esposa 22, que é quando ela começa a se sentir atraída por ele. Eu acho que eu gostei desse livro porque não tinha exatamente expectativas quanto a ele e isso me fez ver como realmente são os relacionamentos que você pode sim estar entediada, mas amar a pessoa do mesmo jeito e que problemas sempre vão surgir no caminho a dois, seja com os filhos, seja com seu marido ou com você, mas antes de tomar uma decisão precipitada tente analisar a situação isso não quer dizer que você está se esforçando para manter a aparência de um casamento acabado, mas que por estar tentando ainda há uma parte de você que ama seu marido e querer lutar por isso não é nenhuma besteira. 

5. Garota Interrompida. 


Eu não sei explicar o que me levou a gostar tanto desse livro, ele é um livro um pouco confuso, mas que entra na cabeça da pessoa que tem esse tipo de problema de forma muito eficaz. Mostrando que a loucura não é uma coisa pouco palpável, mostra que é fácil compreender porque é simplesmente como se aquilo fosse à verdade para a pessoa que tem essa doença e a autora e personagem faz com que você pense que aquela verdade talvez seja o real, é um pensamento louco, mas ao mesmo tempo compreensível como em Dom Casmurro quando ele desconfia da mulher dele, ele desconfia porque ele vê aquilo, porque é uma verdade para ele, e o que Susanna via era uma verdade para ela. 

6. Laços de Sangue, O Lirio dourado, O feitiço Azul. 


Nem todos foram lançados no Brasil e eu já li quase todos os lançados até agora já que não consigo baixar nem a versão em inglês nem a traduzida por fãs de The Fiery Heart o quarto livro da série. Eu achei que pudesse ter apenas três livros, mas já sei como a autora gosta de ir bem devagar ao ponto. O primeiro livro é uma introdução básica dos personagens, mas não apenas isso já que é um spin-off de VA (Academia de Vampiros) o livro meio que acaba com alguns segredos e termina por começar uma outra estória, envolvendo meu queridinho Adrian Ivashkov, Haha.
Laços de Sangue conta a estória de Sydney Sage, uma alquimista,  cujo o dever é esconder o "mundo" Vampiros do humano, como os Alquimistas têm muitas reservas quanto a se envolver com vampiros, no inicio isso faz Sage ter problemas para relaxar ao redor deles, mas após várias reviravoltas, envolvendo o surgimento de tatuagens misteriosas e um vampiro psicopata, ela passa a se envolver emocionalmente com o grupo de pessoas que foi designada a proteger, esse grupo inclui Jill (uma princesa vampira que está correndo risco de vida), Eddie e Adrian.
O segundo volume intensifica o primeiro livro mostra a dúvidas dela quanto aos alquimistas e as suspeitas quanto uma nova instituição que quer eliminar o mal sobre a terra nesse caso os vampiros em geral sem divergir os bons dos maus, o pior é que eles parecem ter tido origem nos próprios alquimistas, e vai mostrando o interesse gradual crescente tanto nela quanto em Adrian (suspiro apaixonado), além do seu maior envolvimento com a magia da qual ela tem pavor, mas que acaba começando aceitar.
O terceiro livro, mostra a evolução do relacionamento de Sydney e Adrian ( \o/ ehhh!) e conta como ela começa realmente a desconfiar dos alquimistas incluindo ir atrás de Marcus Ex-alquimista para entender melhor os motivos dele, descobre que apesar de acreditar no que fazia ela não confia nos alquimistas, além da traição que acaba cometendo acaba tendo que ir atrás de uma bruxa que suga a vida das pessoas para continuar jovem e poderosa.
Esses foram uns dos livros mais viciantes que já li, nem sei a última vez que li um livro e após terminar a leitura procurar pela continuação na internet, eu dormi pensando nesse livro e acordei pensando nele. Então você deve imaginar o quanto são bons e muito bem escritos, mas não devemos esperar nada menos que um texto viciante e uma estória fascinante e bem narrada de Richelle Mead.

7. Príncipe Mecânico.


Esse livro é maravilhoso a Cassandra Clare deve ser muito amiga da Richelle Mead porque ambas sabem como confundir, irritar e viciar. Isso porque esse livro foi basicamente pesado, é nele que o coração de Tessa Gray está completamente dividido e o pior é que ela construiu tudo extraordinariamente para dar errado ou certo, depende do ponto de vista. Porque na maior parte do primeiro livro e no começo desse eu fiquei com raiva do Will e por esse motivo desejei que ela não o escolhesse, mas quando o segredo foi revelado eu fiquei com pena, e essa pena se tornou extremamente angustiante e quando o Jem pediu ela em casamento e ela aceitou, uma parte de mim estava dizendo você não pode dizer não, mas havia outra parte dizendo que ela não devia dizer sim. O jeito que ela escreveu fez com que o leitor não conseguisse escolher um lado e isso que me surpreendeu nesse livro ela nos dividiu como a própria Tessa estava. 

8. Harry Potter e o Cálice de Fogo. 


Vocês devem estar cansados de falar de Harry Potter, mas eu ainda não estou. Na verdade eu não fui do tempo em que ele estava em alta, eu apenas assistia os filmes e gostava bastante, mas uma amiga me disse que eu precisava ler que era tipo uma "leitura obrigatória" então comprei os sete livros em promoção e comecei minha jornada. Minha Maior surpresa na verdade foi com a escrita da autora, ela escreve extremamente bem, a descrição da cena são perfeitas e os personagens e suas reações são extremamente reais, da para ver que eles foram muito bem construídos, mas o que me surpreendeu e mostrou o que transforma J. K. Rowling em uma escritora extraordinária é que o mundo que ela construiu é aparentemente sem falhas é uma estória fascinante e muito bem amarrada tenho inveja dela

9. Perdida. 


Perdida foi escrito pela brasileiríssima Carina Rissi e é uma leitura divertida e muito romântica. Eu adoro saber que os escritores brasileiros estão ganhando espaço e a Carina é muito boa no que faz. O livro é lindo principalmente os capítulos finais, mas a estória acontece em um período de tempo muito curto tornando-a extremamente rápida e talvez menos delicada do que deveria, mas não tira o brilho do livro, pois a divertida Sofia é de fato um espetáculo a parte, tão brasileira tão viva e autentica que nos faz rir a cada capitulo. Logo quando ela chega ao século XIX temos uma explosão de sentimentos ao ver o atraente Ian e depois dali é ladeira a baixo o recatado Ian não resiste à sedutora e bem humorada Sofia, mas de fato o que me encantou nesse livro foi os capítulos finais que nos fez sofrer tanto quanto a ela, o que posso dizer, é um livro que não pode deixar de ser lido. 

10. A Seleção. 


Esse livro deve ter sido muito bom, porque eu li ele em doze horas virando a noite e tudo, e de fato o achei magnifico fazia um tempo que eu não lia coisa de menininha e A seleção me proporcionou isso, mas talvez tenha sido por esse mesmo motivo que ele tenha me decepcionado um pouquinho no final aquela coisa de Team Maxon e Team Aspen, bem não curto muito isso e como a autora  intencionalmente nos propõe essa experiência fiquei um tanto decepcionada com nossa mocinha dividida, mas quanto à estória, é simplesmente encantadora, é como se ela tivesse dado um jeito de nos fazer sonhar com princesas e príncipes encantadores, nos colocando em um conto de fadas "futurista".

PS: Vale a pena ler cada um, porque cada um deles te faz passar por uma coisa completamente diferente, às vezes você se sentirá triste, às vezes se sentirá feliz ou emocionada, ansiosa e divertida, mas cada um ao seu modo vai lhe ensinando algo que não sabe querendo ou não isso é um dos prazeres da leitura. Se entregue sem reservas quando realizar uma leitura, porque apesar de muitas vezes odiar certos livros, cada um deles vai te dar uma visão inesperada, intensa e diversificada da vida.